VII Mostra Acadêmica da UFC
IV Mostra Acadêmica da UFC
III Mostra Acadêmica da UFC
II Mostra Acadêmica da UFC
I Mostra Acadêmica da UFC
Menu Secundário
ANNA ISABEL FECHINE LIMA
sex, 24/08/2012 - 18:39 | Anônimo
TIPO APRES.:
Pôster
EIXO TEMÁTICO DO RESUMO:
Eixo 4 - Prática Profissional
TÍTULO DO TRABALHO: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: MELHORANDO O APRENDIZADO ACADÊMICO
NOME DO RELATOR: Anna Isabel Fechine Lima
AUTOR 2: Lorena Barbosa Ximenes
ORIENTADOR: Patrícia Neyva Pinheiro Costa
RESUMO: Introdução: A monitoria é uma modalidade de ensino/aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática. Nessa perspectiva, a Enfermagem utiliza Tecnologias Educacionais (TE), a qual é um conjunto sistemático de conhecimentos científicos que torna possível o planejamento, a execução, o controle e o acompanhamento do processo educacional. As TE’s são classificadas em dura: representada pelo material concreto como equipamentos; leve: processo de produção da comunicação, das relações, de vínculos do usuário com as ações de saúde;ou leve-dura: inclui saberes estruturados representados pelas disciplinas que operam em saúde. Diante do exposto objetivou-se avaliar as tecnologias educativas, a partir de monitorias acadêmicas, as quais utilizam a classificação de leve, leve-dura e dura. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir de monitorias da disciplina Enfermagem no Processo do Cuidar da Criança I do curso de Enfermagem-UFC, no primeiro semestre do ano de 2011. Deu-se a partir da utilização de Tecnologias Educativas como forma de garantir a assimilação satisfatória dos conteúdos ministrados. Para avaliar o grau de aprendizagem a cada TE, bem como a própria tecnologia foram realizados pré e pós-testes. Resultados: A utilização das TE’s durante as monitorias foi capaz de gerar um adequado entendimento dos conteúdos, aos quais fazem parte da ementa da disciplina em questão. Vale salientar que as TE’s leve-dura e leve tiveram melhor aproveitamento e maior rendimento por parte dos alunos quando se analisa os pré e pós-testes das referidas tecnologias. Conclusão: As TE’s são um método extremamente sensível do dizer respeito ao processo ensino/aprendizagem, uma vez que permite adequadamente a compreensão do conteúdo.
DESCRITORES: Tecnologias Educativas; Enfermagem; Ensino.
Tags: 2011