VII Mostra Acadêmica da UFC
IV Mostra Acadêmica da UFC
III Mostra Acadêmica da UFC
II Mostra Acadêmica da UFC
I Mostra Acadêmica da UFC
Menu Secundário
CAROLINE MARY GURGEL DIAS FLORÊNCIO
seg, 27/08/2012 - 21:54 | Anônimo
TIPO APRES.:
Oral
EIXO TEMÁTICO DO RESUMO:
Eixo 8 - Cuidados Clínicos
TÍTULO DO TRABALHO: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM PACIENTE COM INFECÇÃO HOSPITALAR POR VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO: RELATO DE C
NOME DO RELATOR: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio
AUTOR 2: Raquel Ferreira Gomes Brasil
ORIENTADOR: Viviane Martins da Silva
RESUMO:
INTRODUÇÃO: As infecções hospitalares (IH) constituem importante causa de complicações do quadro clínico do paciente, aumentando a permanência hospitalar e consequentemente a elevação dos custos. Dentre as IH destacam-se as infecções respiratórias agudas (IRA). É sabido que os profissionais de saúde devem priorizar a prevenção e o controle da IH, destaca-se então a importância da equipe de Enfermagem, por possuir um contato contínuo e direto com o paciente, esta acaba por ser responsável pela aplicação de procedimentos-padrão que evitem tais infecções. Quando se analisa a faixa etária mais atingida pela IRA, percebe-se que esta, nas crianças, acaba por ser uma infecção recorrente, necessitando de um cuidado holístico, humanizado e sistematizado da equipe de Enfermagem. OBJETIVOS: descrever a sistematização da assistência e enfermagem a uma criança hospitalizada com infecção respiratória aguda. METODOLOGIA: Estudo de caso, realizado em um hospital municipal de pediatria. O sujeito escolhido de forma aleatória. A coleta de dados foi realizada em maio de 2011 por meio do prontuário. Respeitou-se os aspectos éticos. RESULTADOS: a criança encontrava-se internada desde o dia 9 de março, apresentando coriza e febre baixa. Foi solicitado pesquisa de antígenos virais em aspirado de nasofaríngeo com resultado positivo para vírus sincicial respiratório (VSR). Utilizando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para o paciente em questão os seguintes diagnósticos de enfermagem foram encontrados:1) Padrão respiratório ineficaz e 2) Proteção ineficaz. As intervenções visaram o conforto e bem-estar do paciente, além de proteger os demais pacientes.
CONCLUSÃO: Apesar da IH ser autolimitada às vias aéreas superiores, sabe-se que esta é passível de complicações, como otite média, a bronquiolite e a pneumonia. Portanto, cabe a Enfermagem promover a saúde do paciente, reabilitando e evitando possíveis morbidades futuras.
DESCRITORES: Infecção Hospitalar; Sistematização da Assistência de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Intervenções de Enfermagem.
Tags: 2011