• Inicial
  • Quem Somos
  • História
  • UFC
  • Homenagem
  • Notícias
  • Trabalhos aceitos
  • Contato

VII Mostra Acadêmica da UFC

  • Apresentação
  • Edital
  • Trabalhos aceitos
  • Certificados
    • Apresentação de Trabalho
    • Participação no Evento
    • Participação das Oficinas
  • ANAIS

IV Mostra Acadêmica da UFC

  • IV Mostra Acadêmica 2012
  • Apresentação
  • Programação
  • Edital
  • Resumos Aceitos

III Mostra Acadêmica da UFC

  • III Mostra Acadêmica 2011
  • Programação
  • Edital
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição no Evento
    • Inscrição Oficinas
  • Resumos Aceitos

II Mostra Acadêmica da UFC

  • II Mostra Acadêmica 2010

I Mostra Acadêmica da UFC

  • I Mostra DENF/UFC/2009

Menu Secundário

  • O que é Enfermagem
  • Universidades
  • Símbolos
  • Órgãos Relacionados
  • Código de Ética
  • Enquete
Início

CAMILA BRASIL MOREIRA

seg, 27/08/2012 - 22:11 |  Anônimo
TIPO APRES.: 
Oral
EIXO TEMÁTICO DO RESUMO: 
Eixo 1 - Educação em Saúde
Cabeçalho III Mostra (tam menor).jpg

TÍTULO DO TRABALHO: UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES ONCOLÓGICOS: UMA ABORDAGEM FREIREANA
NOME DO RELATOR: Camila Brasil Moreira
AUTOR 2: Igor Cordeiro Mendes
AUTOR 3 : Elizian Braga Rodrigues Bernardo
AUTOR 4: Karine de Castro Bezerra
AUTOR 5: Natália Assunção Leite Magalhães
ORIENTADOR: Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
RESUMO:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência corresponde à faixa etária entre 10 e 19 anos. Essa fase constitui uma transição do desenvolvimento biológico humano, uma vez que o indivíduo deixa de apresentar características comportamentais e ideológicas relacionadas à infância, passando por intensas e rápidas transformações biológicas, psicológicas e sociais que servem de molde para a inserção na fase adulta. Nesse período, os indivíduos estão propensos a diversas alterações graves no âmbito da saúde, como a ocorrência de câncer, uma patologia cada vez mais frequente na sociedade, apresentando elevados índices de prevalência também entre os adolescentes. Dentre as diversas formas de atuação do enfermeiro, cabe destacar que a enfermagem, como arte e ciência, possibilita ao profissional exercer suas funções com criatividade e multiplicidade de alternativas, não generalizando suas ações para uma coletividade comum, mas mantendo as peculiaridades inerentes a cada ser. O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, no mês de maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no 5º semestre do curso de Enfermagem da UFC. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas respectivamente: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos abordados quando apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa.
DESCRITORES: Educação em Saúde; Neoplasias; Enfermagem.
 

Tags: 2011

Endereço: Fortaleza - Ceará - BRA - e-mail: contato@guiadeenfermagem.com.br - Site Elaborado por: www.jbonline.net.br

Powered by Drupal and Drupal Theme created with Artisteer.