VII Mostra Acadêmica da UFC
IV Mostra Acadêmica da UFC
III Mostra Acadêmica da UFC
II Mostra Acadêmica da UFC
I Mostra Acadêmica da UFC
Menu Secundário
CAMILA BRASIL MOREIRA
seg, 27/08/2012 - 22:11 | Anônimo
TIPO APRES.:
Oral
EIXO TEMÁTICO DO RESUMO:
Eixo 1 - Educação em Saúde
TÍTULO DO TRABALHO: UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES ONCOLÓGICOS: UMA ABORDAGEM FREIREANA
NOME DO RELATOR: Camila Brasil Moreira
AUTOR 2: Igor Cordeiro Mendes
AUTOR 3 : Elizian Braga Rodrigues Bernardo
AUTOR 4: Karine de Castro Bezerra
AUTOR 5: Natália Assunção Leite Magalhães
ORIENTADOR: Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
RESUMO:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência corresponde à faixa etária entre 10 e 19 anos. Essa fase constitui uma transição do desenvolvimento biológico humano, uma vez que o indivíduo deixa de apresentar características comportamentais e ideológicas relacionadas à infância, passando por intensas e rápidas transformações biológicas, psicológicas e sociais que servem de molde para a inserção na fase adulta. Nesse período, os indivíduos estão propensos a diversas alterações graves no âmbito da saúde, como a ocorrência de câncer, uma patologia cada vez mais frequente na sociedade, apresentando elevados índices de prevalência também entre os adolescentes. Dentre as diversas formas de atuação do enfermeiro, cabe destacar que a enfermagem, como arte e ciência, possibilita ao profissional exercer suas funções com criatividade e multiplicidade de alternativas, não generalizando suas ações para uma coletividade comum, mas mantendo as peculiaridades inerentes a cada ser. O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, no mês de maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no 5º semestre do curso de Enfermagem da UFC. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas respectivamente: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos abordados quando apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa.
DESCRITORES: Educação em Saúde; Neoplasias; Enfermagem.
Tags: 2011